Projeto “Palhaçaria e Saúde Pública” leva arte e alegria a unidades de saúde de Chapecó
Foi realizado em Chapecó o projeto Palhaçaria e Saúde Pública – Oficinas de Formação em Palhaçaria Hospitalar, idealizado pela artista Michelle Silveira da Silva, a Palhaça Barrica, e executado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
O projeto teve como objetivo criar espaços de trocas e aprendizados sobre a arte da palhaçaria no ambiente hospitalar e foi realizado em cinco etapas. “A experiência foi muito gratificante, o processo foi intenso, todos estiveram muito motivados e envolvidos em cada uma das etapas, o que resultou uma intervenção superpotente nas UBS", destaca Michelle.
Inicialmente, foram ministradas as oficinas Introdução à Palhaçaria no Hospital e Introdução à Palhaçaria, abordando a história do hospital e da palhaçaria e como esses dois universos se encontraram ao longo do tempo.
Na sequência, os participantes puderam se aprofundar na Oficina de Iniciação à Palhaçaria, momento em que desenvolveram técnicas da linguagem e iniciaram pesquisas de figurinos e maquiagens.
Depois disso, participaram da Oficina de Criação de Repertório para os Hospitais, na qual os alunos conheceram diferentes formas de abordagem aos pacientes, considerando fatores como espaço, condição física e emocional, faixa etária e demais elementos que direcionam a atuação do palhaço nesse ambiente sensível.
A aluna Elizabete Ribeiro comenta que a formação proporcionou o aprendizado sobre o contexto histórico tanto da evolução da medicina, quanto da entrada da palhaçaria nas unidades de saúde. “Com certeza o fato de compreendermos o que fazer, o que não fazer, entender que o paciente é a peça principal de uma intervenção, sem contar o compartilhar da experiência da professora Michelle, foi espetacular”.
Encerrando o processo de formação, os alunos realizaram intervenções artísticas em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Chapecó: Eldorado, Jardim do Lago, Palmital e Presidente Médici.
A Enfermeira Simone S. Tomkelki Pellizza, do Centro de Saúde da Família Chico Mendes, relatou a alegria em receber a palhaça Barrica juntamente com seus alunos. “Foi uma tarde maravilhosa, onde a rotina foi rompida. Nós colaboradores e pacientes, entre risos e momentos de descontração, deixamos despertar a criança que existe em cada um de nós, quanto bem isso nos faz. Vi como a vida é simples e leve quando somos
capazes de nos doar para o outro”.
A enfermeira Daniela Tizziani, da Unidade Básica de Saúde do Quedas do Palmital, destacou a diferença que a presença de Barrica e dos alunos fez no lugar. “Os palhaços trouxeram alegria para nosso dia e leveza para nossa semana. Equipe trabalhando feliz, pacientes calmos e sorrindo. Só temos a agradecer a visita”.
As oficinas contaram com a presença de uma intérprete de Libras em todas as etapas, o que possibilitou a participação de três alunos surdos na intervenção realizada na UBS Chico Mendes. Ao lado da professora Michelle e de sua personagem Palhaça Barrica, eles despertaram o riso de muitos pacientes e profissionais. O momento foi considerado de grande importância para a artista e para os alunos, que puderam acessar conhecimento, técnicas e prática de forma inclusiva, tranquila e inspiradora.
Ao todo, as oficinas contemplaram 100 participantes, e as intervenções nas UBS alcançaram aproximadamente 300 pessoas. “É sempre bom conhecer novos espaços e poder contribuir com a qualidade de vida das pessoas que passam por lá, sejam pacientes ou integrantes das equipes de trabalho. Esse projeto é muito significativo pra mim, pois me dá a possibilidade de compartilhar um pouco da experiência que tenho adquirido no decorrer destes 13 anos atuando nos hospitais”, finaliza Michelle.
Fotos de Leila Camila Soares e Suzane Gobbi
Comentários
Postar um comentário